A Polícia Federal em Pernambuco, em parceria com a Delegacia de Polícia Federal de Caruaru, lançou nesta terça-feira (26) seis operações simultâneas com o objetivo de combater o armazenamento e compartilhamento de arquivos digitais contendo cenas de abuso sexual infantil, realizados por meio de aplicativos de troca de mensagens.
As operações, denominadas BAD VIBES e DILEMA DAS REDES, envolveram 40 agentes federais para cumprir mandados de busca e apreensão nas cidades de Recife, São Lourenço da Mata, Timbaúba, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru e Olinda. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal.
As investigações começaram a partir de dados fornecidos pela Homeland Security Investigations (HSI), uma agência de investigação dos Estados Unidos, no âmbito de uma operação realizada na cidade de Pretória, na África do Sul. A análise de celulares apreendidos nesse país revelou conexões com terminais telefônicos no estado de Pernambuco, relacionados ao compartilhamento e armazenamento de material ilegal em grupos destinados a negociar esse tipo de conteúdo.
Os suspeitos identificados foram alvo das ordens judiciais nesta data. Caso confirmada a participação nos crimes investigados, eles poderão ser enquadrados nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, com penas que variam de um a dez anos de reclusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário