Nossa Senhora Aparecida, é reconhecida como santa padroeira do Brasil. Cultuada pela Igreja Católica, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem em terracota da Virgem Maria. Sua imagem sagrada conserva-se na cidade de Aparecida (São Paulo), na Basílica de Nossa Senhora de Aparecida.
História de Nossa Senhora Aparecida
As primeiras declarações registradas em livro foram feitas pelos padres José Alves Vilela (1743) e João de Morais e Aguiar (1757) nos livros da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, região onde a imagem foi vista pela primeira vez, em Outubro de 1717.
Primeira aparição de Nossa Senhora Aparecida
Sua primeira aparição foi testemunhada por pescadores de Guaratinguetá que na ocasião receberam a difícil missão de trazer alimento para a festa realizada ao Conde de Assumar, conhecido como Dom Pedro de Almeida, governante da capitania de São Paulo e de Minas de Ouro.
A época não era boa para pesca, então Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, reconhecendo tamanha dificuldade, levantaram uma prece de socorro à Mãe de Deus.
O acontecimento
Nas proximidades de Porto Itaguaçu, quando já estavam prestes a desistir da pesca, João Alves lançou a rede mais uma vez, na esperança de conseguir algum alimento para aquele dia. mas ao invés de peixe, ele encontrou parte de uma imagem sem a cabeça. Sem compreender e emocionado com o acontecimento, lançou novamente a rede e dessa vez para a surpresa de todos, encontrou a cabeça que se encaixava perfeitamente à imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Um ato de fé
Com muita fé, João Alves Lançou decidiu lançar a rede mais uma última vez e a intervenção divina aconteceu: a rede veio tão cheia de peixes a ponto de precisarem retornar ao porto, pois a pesca excedia à capacidade do barco.
O retorno dos pescadores a Guaratinguetá foi marcado de devoção e intensa alegria diante da graça alcançada. E esse foi o primeiro milagre realizado por meio de Nossa Senhora Aparecida.
Após o acontecimento, a imagem recebeu incontáveis visitas durante 15 anos e testemunhos de intervenções divinas se acumulavam e se espalharam por todo o Brasil.
Quem foi Nossa Senhora Aparecida e qual sua importância
Maria foi consagrada pelo Papa Pio XI à Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Padroeira do Brasil, em 16 de julho de 1930. A coroação da imagem já havia acontecido anteriormente, em nome do papa Pio X, por decreto da Santa Sé em setembro de 1904, com a coroa de Princesa Isabel, doada a Igreja.
O feriado de Nossa Senhora Aparecida
Pela Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980, tornou-se feriado o dia 12 de outubro, dedicado à devoção e reconhecendo oficial à Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.
A partir deste decreto, a imagem de Nossa Senhora Aparecida passou a ser exibida com o manto azul cravejado em ouro e pedras preciosas.
A missa em celebração desta data foi conduzida por Dom José Camargo Barros onde se faziam presentes todo o Núncio Apostólico: bispos, o então Presidente da República, Rodrigues Alves e grande multidão de fiéis.
Após este fato, o Sumo Pontífice concedeu ao Santuário de Aparecida o ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida e benevolências para os romeiros em peregrinação ao Santuário.
Causa de Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora Aparecida ficou conhecida pelos milagres que se espalharam por todo o Brasil por meio de testemunhos de seus fiéis. Sua intercessão, quanto mãe de Deus realizava toda sorte de bênçãos e feitos impossíveis, como cura de doenças e libertação.
Dia de Nossa Senhora Aparecida
O Dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado em 12 de outubro e é considerado feriado nacional no Brasil.
Esta data foi oficialmente instituída a partir do decreto de lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980.
Devido à importância que esta santa ganhou no país, foi construída em sua homenagem uma igreja na cidade de Aparecida, São Paulo.
O Papa João Paulo II, em visita ao Brasil, consagrou a basílica brasileira como o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo.
Padroeira do Brasil
Maria foi consagrada pelo papa Pio XI à Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Padroeira do Brasil, em 16 de julho de 1930.
A coroação da imagem já havia acontecido anteriormente, em nome do papa Pio X, por decreto da Santa Sé, em setembro de 1904 com a coroa de Princesa Isabel, doada a igreja.
Igreja de Nossa Senhora Aparecida
Com o crescente número de romeiros, em 1955 iniciou-se a construção da Basílica Nova em Aparecida. A obra foi idealizada pelo arquiteto Benedito Calixto para ser um edifício em forma de cruz grega, com 173 metro de comprimento por 168 metros de largura; as naves com 40 m e a cúpula com 70 m de altura. Conheça
FONTE: RUMOS DA FÉ
Nenhum comentário:
Postar um comentário