quinta-feira, 22 de agosto de 2024

BRASIL - APAGÃO DEIXA ESTADOS DO NORTE SEM ENERGIA


Estados da região Norte do Brasil registraram um apagão elétrico na tarde desta quinta-feira (22). A informação foi confirmada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que esta semana já recomendava ações para que não haja problemas no sistema.

Segundo o órgão federal, houve interrupção de cerca de 980 MW de carga, nos estados do Acre (180 MW) e Rondônia (800 MW). Houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que interliga os estados do Acre e Rondônia ao SIN.

De acordo com o ONS, o processo de recomposição segue em andamento, já tendo sido recomposto 50 MW de cargas até as 18h01. "O ONS ainda aguarda informações dos agentes para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível".

A região Norte vivencia mais uma seca terrível. O nível do rio Acre está a apenas 12 centímetros da menor cota já registrada na história, 1,25 m, em outubro de 2022. Segundo a Defesa Civil de Rio Branco, o nível chegou a 1,37 m na capital nesta quarta-feira (21). A situação é considerada preocupante.

O Acre vive uma das piores secas de sua história, situação que levou a Defesa Civil Nacional a reconhecer a situação de emergência em 21 cidades do estado.

Segundo a CPT (Comissão Pastoral da Terra), os impactos da seca extrema são notados nas duas bacias que formam o rio Acre: a do Purus e a do Juruá, colocando em risco o acesso de comunidades à água potável e alimentos. O órgão informa que em muitos pontos onde havia água hoje existem grandes bancos de areia às margens dos rios.

O governo do Acre decretou na terça-feira (20) situação de emergência em saúde pública devido à intensificação da seca, fumaça e da condição vulnerável da população por causa do consumo de água imprópria. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado, autoriza a adoção de ações emergenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário