O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, atualizou o número de notificações de intoxicação por metanol no Brasil, confirmando que, até a tarde desta quinta-feira (2), foram registrados 59 casos em todo o país. Desse total, 11 já tiveram a presença de metanol confirmada laboratorialmente.
Situação em Pernambuco
Embora a maioria dos casos se concentre em São Paulo (53 notificações), o estado de Pernambuco figura com cinco casos notificados de intoxicação por metanol após o consumo de bebida alcoólica. O Distrito Federal registra 1 notificação.
A situação em Pernambuco e nos demais estados acendeu o alerta do Ministério da Saúde para a necessidade de reforçar os estoques de antídotos.
Medidas para Reforçar o Tratamento
Padilha anunciou que o Ministério da Saúde está tomando medidas emergenciais para garantir o tratamento adequado aos pacientes, incluindo:
Estoque de Etanol Farmacêutico: Foi estabelecido um estoque de etanol farmacêutico (usado no tratamento da intoxicação) nos hospitais universitários federais.
Ampliação da Compra: O governo federal está comprando 4.300 ampolas adicionais do etanol farmacêutico, que serão disponibilizadas a qualquer centro de referência ou unidade de saúde que necessite, complementando os estoques que alguns estados já possuem.
Mapeamento de Produção: A Anvisa mapeou 604 farmácias em todo o Brasil que já produzem o insumo, e esses dados serão repassados aos gestores municipais e estaduais para facilitar a aquisição, se necessário.
O ministro reforçou que a orientação sobre como acessar e utilizar o etanol farmacêutico está sendo enviada aos gestores estaduais e municipais, visando uma resposta rápida aos novos casos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário