A megaoperação policial contra o Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes na terça-feira (28), foi considerada um sucesso por 57% dos moradores da capital e região metropolitana, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1º).
Essa avaliação coincide com a do governador Cláudio Castro (PL), feita no dia seguinte à ação, a mais letal da história da polícia fluminense. Castro e outras autoridades defenderam a estratégia, mencionando a violência dos criminosos do CV, que usaram fuzis e até drones com granadas contra as forças de segurança.
Por outro lado, 39% dos entrevistados pelo Datafolha discordam (integral ou parcialmente) da avaliação de sucesso do governador, e parte dos especialistas questiona a efetividade dessas incursões violentas em favelas, principalmente pelos riscos que representam para moradores e policiais (quatro agentes morreram na terça-feira).
Quanto à execução da operação, 48% dos entrevistados acreditam que foi bem executada. No entanto, 21% apontaram falhas na ação e 24% reprovaram a estratégia adotada pela Polícia Militar.
Em relação às vítimas fatais (excluindo os policiais), metade dos entrevistados acredita que a maioria era composta por bandidos. Outros 31% disseram que todos eram criminosos, enquanto apenas 4% afirmaram que a minoria era inocente e 1%, que todos eram inocentes.
O Datafolha ouviu 626 eleitores na quinta e sexta-feira (30 e 31), com margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário