Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns

Natal 2025

Natal 2025

07 janeiro, 2026

JOÃO CAMPOS AVANÇA NO INTERIOR E ACIRRA DISPUTA COM RAQUEL LYRA POR APOIOS POLÍTICOS


O cenário político para 2026 em Pernambuco ganha novos contornos com a ofensiva do prefeito do Recife, João Campos (PSB), sobre a base aliada da governadora Raquel Lyra (PSDB). Nos últimos dois meses, quatro gestores municipais romperam com o Palácio do Campo das Princesas para declarar apoio ao socialista, sinalizando uma antecipação da corrida eleitoral.

O movimento mais recente foi consolidado nesta segunda-feira (6) pelo prefeito de Pedra, Júnior Vaz. 

Com esta adesão, o grupo de João Campos celebra a migração de quatro prefeitos que antes estavam alinhados ao governo estadual: Thiago de Miel (Xexéu), Eliane Soares (Santa Cruz) e Rivandra Freire (Jupi). Segundo Samuel Andrade, presidente estadual do Republicanos, novos anúncios estão previstos e devem ocorrer de forma estratégica para manter o impacto político.

A articulação liderada por Campos contrasta com declarações anteriores do próprio prefeito, que no início do ano afirmou que o apoio de prefeitos teria "zero" influência na eleição para o Governo do Estado. Atualmente, o socialista já contabiliza 24 prefeitos do PSB em sua base, além de aliados de peso em cidades estratégicas como Petrolina, Cabo de Santo Agostinho e Araripina.

Por outro lado, o bloco governista minimiza as recentes baixas. Aliados de Raquel Lyra argumentam que, embora a oposição tenha conquistado cidades de pequeno porte, o governo consolidou recentemente o apoio de polos fundamentais. 

O PSD, partido da base da governadora, filiou de uma só vez os prefeitos de Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe, municípios que somam mais de 850 mil habitantes e possuem orçamentos significativamente maiores.

A disputa por apoios deve se intensificar ao longo de 2026, com ambos os lados focados em equilibrar o volume de prefeituras aliadas com a importância populacional e econômica de cada reduto eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário