Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns

16 janeiro, 2026

VIOLÊNCIA ARMADA INVADE RESIDÊNCIAS E ADOLESCENTES SÃO ÀS PRINCIPAIS VÍTIMAS NO GRANDE RECIFE


O clima de insegurança na Região Metropolitana do Recife atingiu patamares críticos em dezembro de 2025. Segundo o novo boletim do Instituto Fogo Cruzado, houve um salto alarmante no número de pessoas baleadas dentro de casa e em estabelecimentos comerciais, evidenciando que a violência armada está invadindo espaços de privacidade e convivência.

Ao todo, 21 pessoas foram baleadas dentro de suas casas em dezembro — um aumento de 31% em relação ao mesmo período de 2024. Dessas vítimas, 16 morreram. A média indica que, a cada semana, cinco pessoas foram atingidas no conforto de seus lares. O relatório também aponta que barbearias se tornaram locais de risco, saltando de duas vítimas em 2024 para sete no último mês de 2025.

O dado mais alarmante refere-se aos jovens entre 12 e 17 anos: 13 adolescentes foram baleados em dezembro (9 mortos e 4 feridos), o que representa uma alta de 62,5% em comparação ao ano anterior.

Para Terine Husek Coelho, diretora de pesquisa do Instituto, os números revelam uma negligência do Estado. "A violência contra os adolescentes é um dos principais problemas de segurança pública de Pernambuco. É preciso olhar com atenção para essa juventude que não tem tido a chance de viver", alertou.

Diante do cenário, a plataforma Futuro Exterminado passou a mapear em tempo real casos de crianças e adolescentes baleados no Recife e em outras três capitais (Rio, Salvador e Belém). O objetivo é pressionar por políticas públicas urgentes de prevenção e combate ao descontrole da violência armada, que segue vitimando a população em áreas de alta vulnerabilidade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário