O Detran-PE oficializou nesta quinta-feira (12) a entrada de Pernambuco no Programa CNH do Brasil. Em cerimônia na sede do órgão, foram entregues os primeiros documentos no novo modelo, que promete modernizar o processo de habilitação e reduzir os custos para os condutores em cerca de R$ 1 mil.
As novas regras, baseadas na Resolução nº 1.020/2025 do Contran, trazem alterações profundas no sistema de formação de condutores:
Fim da obrigatoriedade de autoescola para aulas teóricas: O curso agora é gratuito, online e sem carga horária mínima exigida.
Redução da carga horária prática: O mínimo de aulas de direção caiu drasticamente de 20 horas para apenas 2 horas.
Treinamento flexível: Candidatos podem optar por instrutores autônomos e utilizar veículos próprios para o aprendizado, desde que regularizados.
Facilidade na renovação: Motoristas sem infrações no ano da renovação podem ser dispensados do exame médico, respeitando as faixas etárias de 50, 60 e 70 anos.
O diretor-presidente do Detran-PE, Vladimir Lacerda, informou que o sistema já está adequado aos novos padrões administrativos e jurídicos. Embora as taxas estejam sendo atualizadas, já existe um teto definido de R$ 180 para exames de aptidão física e mental.
Para iniciar o processo, o cidadão deve utilizar o aplicativo CNH do Brasil (ou atualizar a Carteira Digital de Trânsito), realizar o requerimento via conta gov.br e seguir as etapas digitais de formação teórica antes de agendar os exames práticos e biométricos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário