Evento acontece na próxima sexta-feira (23), com foco no diálogo inter-religioso, valorização da diversidade de crenças e promoção da cultura de paz
A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza, na próxima sexta-feira (23), o 3º Encontro de Combate à Intolerância Religiosa. A iniciativa tem como objetivo promover o diálogo inter-religioso, valorizar a diversidade de crenças e fortalecer o respeito às diferentes expressões de fé.
A programação contará com mesa de abertura, falas de líderes religiosos e uma palestra com o tema “Diversidade Religiosa e Cultura de Paz: o respeito como caminho”, ministrada pela professora do curso de Letras da Ufape e Yalorixá do Centro Ogum de Oledeji, Márcia Felix. O evento será realizado no auditório do Ministério Público, próximo à Câmara de Vereadores, das 8h às 12h, e será aberto ao público.
O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído pela Lei nº 11.635/2007, é celebrado hoje, 21 de janeiro. A data rememora o falecimento da Iyalorixá Mãe Gilda, do terreiro Axé Abassá de Ogum (BA), vítima de intolerância religiosa por ser praticante de uma religião de matriz africana. Mãe Gilda foi acusada de charlatanismo, teve sua casa atacada e membros da comunidade foram agredidos. Ela faleceu em 21 de janeiro de 2000, vítima de infarto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário